sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Trabalho do Professor Melo - Ciências


7ª série:

A Biologia é a infra-estrutura da teoria do conhecimento, podendo-se falar até,como se encontra repetidas vezes na obra piagetiana, de lógica do organismo.


A humanidade progride em sua explicação da realidade/mundo da mesma forma que cada ser humano progride em seu desenvolvimento mental. Assim, a criança explica o homem, e em cada idade a mente tem uma diferente explicação causal da realidade.


Para compreensão do estado atual do pensamento científico, nós da Escola Santina Rioli criamos um ambiente diferencial (aula referente ao sistema cardiovascular, usando protótipo de coração e aplicando formol no coração de boi) para que o aluno tenha possibilidade de aprender por si próprio, oportunizando a investigação individual, possibilitando-lhe todas as tentativas e todos os tateios.

8ª série: 

Sendo a Química a ciência que estuda a constituição da matéria e as transformações de uma substância em outra. Podemos entender a ciência como uma procura sistemática da verdade que segue métodos bem definidos, para compreender melhor o homem, a vida e a natureza.

A atividade da construção da tabela periódica com bandejas de isopor (descartáveis) propõe reduzir a produção de lixo, além de implantar ações de reaproveitamento e reutilização do que for possível, deixando momentos agradáveis e prazerosos.


Uma interação entre conteúdo e realidade concreta, visando a transformação da sociedade, com isso reafirmando a linha filosófica da Escola Santina Rioli (crítico social dos conteúdos).
*Textos repassados pelo professor Melo

Demonstração de Experiência Química
 

 

Nota do Blog: Parabéns,Professor! Que suas aulas sejam sempre interativas, para despertar o interesse dos seus alunos e alunas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu retalho de memória, para nossos 60 anos de história