sábado, 16 de fevereiro de 2013

II PROJETO CIENTÍFICO PEDAGÓGICO / 2013




quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

QUARESMA - TEMPO DE ORAÇÃO


Chama-se Quaresma os 40 dias de jejum e penitência que precedem à festa da Páscoa. Essa preparação existe desde o tempo dos Apóstolos, que limitaram sua duração a 40 dias , em memória do jejum de Jesus Cristo no deserto. Durante esse tempo a Igreja veste seus ministros com paramentos de cor roxa e suprime os cânticos de alegria: O "Glória", o "Aleluia" e o "Te Deum".
Na Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Nesse tempo santo, a Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade.
Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa.
Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo.

Qual o significado destes 40 dias?
Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.
Qual é a relação entre Campanha da Fraternidade e a Quaresma?
A Campanha da Fraternidade é um instrumento para desenvolver o espírito quaresmal de conversão e renovação interior a partir da realização da ação comunitária, que para os católicos, é a verdadeira penitência que Deus quer em preparação da Páscoa. Ela ajuda na tarefa de colocar em prática a caridade e ajuda ao próximo. É um modo criativo de concretizar o exercício pastoral de conjunto, visando a transformação das injustiças sociais.
Desta forma, a Campanha da Fraternidade é maneira que a Igreja no Brasil celebra a quaresma em preparação à Páscoa. Ela dá ao tempo quaresmal uma dimensão histórica, humana, encarnada e principalmente comprometida com as questões específicas de nosso povo, como atividade essencial ligada à Páscoa do Senhor.
Quais são os rituais e tradições associados com este tempo?
As celebrações têm início no Domingo de Ramos, ele significa a entrada triunfal de Jesus, o começo da semana santa. Os ramos simbolizam a vida do Senhor, ou seja, Domingo de Ramos é entrar na Semana Santa para relembrar aquele momento.
Depois, celebra-se a Ceia do Senhor, realizada na quinta-feira Santa, conhecida também como o lava pés. Ela celebra Jesus criando a eucaristia, a entrega de Jesus e portanto, o resgate dos pecadores.
Depois, vem a missa da Sexta-feira da paixão, também conhecida como Sexta-feira Santa, que celebra a morte do Senhor, às 15h00. Na sexta à noite geralmente é feita uma procissão ou ainda a Via Sacra, que seria a repetição das 14 passagens da vida de Jesus.
No sábado à noite, o Sábado de Aleluia, é celebrada a Vigília Pascal, também conhecida como a Missa do Fogo. Nela o Círio Pascal é acesso, resultando as cinzas. O significado das cinzas é que do pó viemos e para o pó voltaremos, sinal de conversão e de que nada somos sem Deus. Um símbolo da renovação de um ciclo. Os rituais se encerram no Domingo, data da ressurreição de Cristo, com a Missa da Páscoa, que celebra o Cristo vivo.

CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Fonte:
Texto:  www.cancaonova.com
Imagem: grupodeoracaosaomiguel.blogspot.com

 

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

II PROJETO CIENTÍFICO PEDAGÓGICO.

Escola Estadual Irmã Santina Rioli

A questão ambiental vem sendo considerada como cada vez mais urgente e importante para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis. (Parâmetros Curriculares Nacional).
A educação está altamente atrelada às atitudes sociais, sendo que a escola é tida como base para formação de indivíduos conscientes e responsáveis.

Conhecendo a capacidade de envolvimento e criatividade de nossos alunos, realizaremos como parte de nossa programação anual o II Projeto Científico Pedagógico, com o tema: Idéias que revolucionaram o mundo”. Você é nosso convidado especial. Valorize os trabalhos de nossos alunos através das ações de nossa Escola.

Data: 08 /02/ 2013(sexta-feira)
Horário: das 16h00min às 19h00min.   Entrada pelo portão principal da Escola.

Atenção! Observe no verso os locais para visitas.

   Não jogue este folheto na via pública.
  
SALA
TURMAS

PROFESSORES
TEMAS
01
621
Profa. Renilza Ribeiro
Grandes Matemáticos - suas descobertas e aplicações no cotidiano
622
Profa. Cynthia Keliane Silva
A matemática na linha do tempo e suas aplicações.
623
Profa. Iranilde Barroso
As transformações tecnológicas.
03
613
Profa. Diane Rúbia Pimentel
A bioética e as invenções tecnológicas que contribuem para a saúde dos seres vivos.
511
Profa. Andrea Negrão
Saúde dos seres vivos.
521
Profa. Urivania Reis
Idéias sustentáveis.
04
722
Profa. Marcia França
Roda, fogo, escrita e agricultura: suas influências no mundo antigo e moderno.
612
Prof. Davino Teixeira
Tratamento de água.
522
Prof. Samuel Lima
A evolução da ciência na sociedade contemporânea.
05
624
Profa. Socorro Viana
A evolução histórica da escrita e suas contribuições no cotidiano.
723
Profa. Marcia Souza
611
Profa. Andrea Holanda
Linguagem: criação e variações.
626
Profa. Marcia Helena
A criação da escrita numa proposta reflexiva
06
712
Profa. Mylene Balieiro
A evolução do vídeo-game na linguagem
711
Profa. Mayara Braga
Do gramofone ao tablet: conhecimento e uso adequado da telefonia e comunicação.
514
Profa. Sumaya Quemel
O planeta chamado copa do mundo.
07
513
Profa. Marcia Vales
Caminhos da energia.
523
Profa. Marta Coelho
713
Prof. Raimundo Braga
08
411
Profa. Lilia Mangas
As grandes invenções.
412
Profa. Glaucia Santos
413
Profa. Marcione Menezes
09
414
Profa. Eliza Braga
415
Profa. Maria Nice Teixeira
416
Profa. Lena Callins
10
512
Prof. Gleidson Ney Lima
Museu de utensílios domésticos obsoletos.
822
Profa. Adriana Chagas
A evolução dos óculos e relógios.
823
Profa. Adriane Corrêa
Luz, câmera e ação! Arte em movimento.
TV
Esc.
824
Profa. Aldeni Melo
Química versus Física vida e experimentação dos grandes célebres.
625
Profa. Maria Gemaque
Fotografia
614
Profa. Rubia Chagas
Qua
dra
721
Prof. Rodrigo Ikegami
Lubrifique suas idéias, use uma bike
821
Profa. Maria Gorete Madeira
Transportes
Refeit.
714
Profa. Jucélia Silva
Jogos eletrônicos